Itamar Marcondes Farah Introdução
iniciei um trabalho no Coepe - Naia , creche conveniada com a PMSP . Meu primeiro grande desafio surgiu a partir da demanda de um projeto de inclusão que nas palavras de Ture Jonsson seria o direito da cidadania de crianças com deficiências frequentarem a mesma classe com seus pares normais No início, senti a necessidade de buscar mais informações e materiais que pudessem me trazer alguma luz na realização desse trabalho. Após minhas pesquisas , pude verificar que o encontrado estava aquém de minha expectativa inicial. O que encontrei em sua maioria tratava-se de textos técnicos , relatos, jornais ou mesmo livros infantis que apresentavam como idéia básica uma tentativa de esclarecer crianças normais sobre como seriam crianças com deficiências.
Os grupos os quais trabalhei, se apresentavam bastante diversificados, tanto quanto a idade, como em relação ao tipo de deficiências. Minha proposta inicial foi a criação do que denominei "Grupinho Terapêutico", que a meu ver seria uma das estratégias de suporte para o processo ao qual eu me propunha. Assim, parti de alguns temas iniciais, para que fossem desenvolvidos. O objetivo é relatar as observações realizadas em relação as crianças, mas de forma específica na área clínica. Realmente, é na convivência do dia a dia que se torna possível perceber de que maneira lidamos com a inclusão e como as crianças se sentem em relação a essa questão.
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