conteúdo Itamar Marcondes Farah
grupinho terapêutico
Utilizado como recurso para se trabalhar a inclusão com grupos de crianças:
Enquadre Atendimento inicial de dois grupos de crianças com idade cronológica de 05 a 07 anos, uma vez por semana, com duração de 1:15’h aproximadamente. Na primeira sessão foi combinado com as crianças: · Toda vez que alguém se machucar , brigar ou mesmo algum colega se sentir incomodado ou estiver incomodando muito alguém, pararemos o trabalho e iremos conversar e buscar soluções juntos. · Se algum colega com maior dificuldade não estiver se sentindo bem nas atividades , vamos tentar entendê-lo e ajudá-lo . Caso contrário vamos respeitá-lo e ele sairá para outro ambiente com um mediador, onde possa ficar mais tranquilo. Essa estratégia era utilizada especialmente com crianças que necessitavam de apoio pervasivo em todas as áreas(Ruth A Luckasson - Mental Retardation, Definition, Classification and System of Support.1992) · No início do trabalho, havia uma explicação verbal e ilustrativa (na lousa)dos três momentos do trabalho e a proposta do tema do dia.
Aquecimento: Tempo 20’ a 30’ . Onde são realizados jogos lúdicos ao som de músicas infantis (fundamental para maior produtividade no grupo). Atividade/Tema do dia: Tempo : 25’a 35’.Com estratégias e dinâmicas de grupo diferenciadas e pertinentes ao tema. Relaxamento: Tempo 15’. As crianças colaboram na organização de almofadas e tapete. Todos, sentados ou deitados, fecham os olhos, com música “New Age “:
ao final, que tal entregar estrelinhas de papel, que você mesmo faz ? Ou "confetti paper *", relacionadas com as histórias !
*Confetti paper são enfeites, parecidos com lantejoulas , só que com formatos diferentes. Estes e similares, podem ser encontrados em lojas com artigos para festas infantis |
|