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Itamar
Marcondes Farah
Avaliação
O
objetivo da avaliação inicial, realizada com os dois grupos, era identificar
os potenciais e os desafios de cada criança e assim determinar suas
necessidades individuais naquele momento. Eram realizadas também em curso, no
dia a dia, para adaptações dos programas e avaliações formais a cada 10 a 12
meses, aproximadamente, para uma verificação das conquistas e estabelecer
programas com novos desafios.
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Para
as crianças passíveis de avaliação, foram utilizados individualmente
a Escala de Maturidade Infantil Colúmbia, (CMMS) , HTP (teste
gráfico - casa, árvore e pessoa) e levantamento de alguns itens básicos
de acordo com Esquema de Desenvolvimento Infantil
segundo Gesell, Picq e Vayer, Savastano, Piaget e Holle , utilizando
blocos lógicos e outros materiais afins, de uma forma interativa. Para as
demais foram utilizados fichas de
observações individuais em várias situações, levando-se em
consideração as Áreas de Potencial, Oportunidades de Melhoria,
Envolvimento na Atividade Proposta ,Habilidades Adaptativas, Relacionamento
Social, Comunicação e Ambiente Facilitador. (Avaliação
da inteligência Social / Emocional, Prática e Acadêmica - Shalock/1992)
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Foi
necessário implementar uma linha de ação com os pais, em
função
da situação precária ambiental e emocional, observada nas
famílias. Esse fator estava prejudicando o desenvolvimento global das
crianças, sendo estruturado em conjunto com Serviço Social um trabalho de
apoio na Vida Familiar(Ruth
A Luckasson ,Mental Retardation, Definition, Classification and System of
Support.)
para todos, com reuniões iniciais em pequenos grupos, e depois mensais com
todos , no sentido de buscarjuntos
novas possibilidades e caminhos nas relações do dia a dia.
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