Itamar Marcondes Farah

Avaliação

 

O objetivo da avaliação inicial, realizada com os dois grupos, era identificar os potenciais e os desafios de cada criança e assim determinar suas necessidades individuais naquele momento. Eram realizadas também em curso, no dia a dia, para adaptações dos programas e avaliações formais a cada 10 a 12 meses, aproximadamente, para uma verificação das conquistas e estabelecer programas com novos desafios.

 

 

  • Para as crianças passíveis de avaliação, foram utilizados individualmente a Escala de Maturidade Infantil Colúmbia, (CMMS) , HTP (teste gráfico - casa, árvore e pessoa) e levantamento de alguns itens básicos de acordo com Esquema de Desenvolvimento Infantil  segundo Gesell, Picq e Vayer, Savastano, Piaget e Holle , utilizando blocos lógicos e outros materiais afins, de uma forma interativa. Para as demais foram utilizados fichas de observações individuais em várias situações, levando-se em consideração as Áreas de Potencial, Oportunidades de Melhoria, Envolvimento na Atividade Proposta ,Habilidades Adaptativas, Relacionamento Social, Comunicação e Ambiente Facilitador.  (Avaliação da inteligência Social / Emocional, Prática e Acadêmica - Shalock/1992)

 

  • Foi necessário implementar uma linha de ação com os pais, em função da situação precária ambiental e emocional, observada nas famílias. Esse fator estava prejudicando o desenvolvimento global das crianças, sendo estruturado em conjunto com Serviço Social um trabalho de apoio na Vida Familiar(Ruth A Luckasson ,Mental Retardation, Definition, Classification and System of Support.) para todos, com reuniões iniciais em pequenos grupos, e depois mensais com todos ,  no sentido de buscarjuntos novas possibilidades e caminhos nas relações do dia a dia.