conteúdo Itamar Marcondes Farah
Descrição do quadro clínico & perfil individual das crianças Grupinho II/1997
Com características peculiares , esse grupo estava mais agitado, emocionalmente inseguros, devido a constantes saídas de ADIs, substituições consecutivas, provocando sentimento de abandono em todos nós. Com a estabilidade de duas ADIs, em parceria com um trabalho de apoio realizado durante o grupinho terapêutico, a situação começou a se transformar. Após alguns meses as crianças mais receptivas , o trabalho seguia um curso agradável que não apenas resolver problemas emergentes. Jane ~ É uma criança esperta, alegre e inteligente. Gosta de expressar suas opiniões e propor soluções para os problemas que se apresentam. Seu Índice de Maturidade(IM) situa seu desempenho, em termos de habilidade de raciocínio geral como equivalente ao grupo de crianças de sua idade cronológica 06 anos e 08 meses. Denise ~ Criança com Epilepsia. Seu IM situa seu desempenho, em termos de habilidade de raciocínio geral como equivalente ao grupo de crianças no grupo de sua idade cronológica - 05 anos e 06 meses. Necessita de apoio Intermitente nas áreas de Saúde (apoio medicamentoso, sem convulsões) e Habilidades Sociais com o objetivo de colaborar para que Denise utilize seus recursos internos produtivos na relação com o outro ,pois que muitas vezes só conseguia utilizar os destrutivos, agredindo e consequentemente, afastando os colegas. Marta ~ Criança com Paralisia Cerebral Tetraparética Espástica associada a Deficiência Visual. Necessita de apoio Pervasivo em todas as Áreas . A forma como Marta explora o mundo e se relaciona com objetos é próximo ao período (Piaget) Sensório Motor (com padrões perturbados). Consegue demonstrar seus desejos e necessidades por meio de balbucios ou gritos. É receptiva ao contato com o outro, especialmente físicos, associados ao tom de voz baixo e suave. Controle de cialorréia (saliva) insatisfatório. Idade Cronológica 10 anos . Em processo de Fisioterapia. Sandra ~ Quando ingressou na creche , Sandra simplesmente não falava, nem emitia nenhum som . Muito apática, sugeria até alguma deficiência em função de ausências observadas, quando na realidade era uma defasagem circunstancial. Hoje parece estar descobrindo o mundo, é interessada, participa ativamente de todas as atividades propostas, gosta de emitir opiniões e contar estórias sobre o que observa, com detalhes! Seu IM situa seu desempenho, em termos de habilidade de raciocínio geral como equivalente ao grupo de crianças de sua idade cronológica 06 anos 11 meses. Cristina ~ Criança com Paralisia Cerebral Atáxica Global Moderada / Tetraparesia Espástica Leve. Seu IM situa seu desempenho em termos de habilidade de raciocínio geral equivalente ao grupo de idade de 05 anos/ idade cronológica 09 anos. Apresenta marcha com apoio. Necessita de apoio Intermitente nas áreas de Auto - Cuidado e Lazer e Limitado nas áreas de Autonomia , Saúde, Habilidades Sociais e Comunicação, pois Cristina apesar de apresentar recursos internos produtivos verbalizando seus desejos e interesses, muitas vezes só consegue utilizar os mais infantilizados para lidar com as situações. Demonstra ter baixa auto - estima pois necessita intensamente ser aceita pelo outro, solicitando aprovações consecutivas. Ana ~ É muito inteligente, carinhosa, gosta de participar e expressar opiniões. As vezes se mostra muito frágil diante das dificuldades, necessitando descobrir e utilizar seu potencial. Seu IM situa seu desempenho, em termos de habilidade de raciocínio geral como equivalente ao grupo de crianças de sua idade cronológica :05 anos e 10 meses. Kelly - Criança com Amiotrofia Espinhal. Membros superiores preservados, ótima comunicação verbal. Seu IM situa seu desempenho, em termos de habilidade de raciocínio geral como equivalente ao de crianças no grupo de sua idade cronológica - !0 anos. Frequenta a 2o série da Rede Pública. Independente na locomoção em cadeira de rodas, necessita de apoio intermitente nas áreas de Auto - Cuidado, Autonomia ,Saúde (controlar sua dieta). Kelly é uma menina curiosa e interessada, participando ativamente das atividades propostas mas as dificuldades emocionais em lidar com sua deficiência física refletem um baixo desempenho na área da Funcionalidade Acadêmica. Está em processo de Fisioterapia , Psicoterapia Individual e Fonoaudiológico. A partir de seu interesse pessoal, Kelly fez estágio, uma vez por semana (2 hs), como aprendiz na confeitaria que faz parte da creche Coepe. Queria aprender uma profissão, para poder, no futuro, ser mais independente! Ligia ~ É interessada e curiosa, gosta de entender as coisas e tirar conclusões. Expressa suas opiniões e sugere conselhos aos colegas. Seu IM situa seu desempenho, em termos de habilidade de raciocínio geral como equivalente ao de crianças no grupo de sua idade cronológica 06 anos. Ricardo ~ Hoje ativo e dinâmico, participa das atividades, expressa opiniões, gosta muito de brincar com os colegas especialmente entre meninos. Seu IM situa seu desempenho, em termos de habilidade de raciocínio geral como equivalente ao de crianças no grupo de sua idade cronológica 06 anos. Roberto ~ Criança com Paralisia Cerebral Coreo Atetose Leve associado a Deficiência Auditiva. Seu IM situa seu desempenho, em termos de habilidade de raciocínio geral, como equivalente ao de crianças no grupo de idade 07 anos ~ idade cronológica 11 anos. Apresenta marcha independente, necessita de apoio Intermitente nas áreas de Auto - Cuidado e Lazer. Apoio Limitado nas áreas de Comunicação e Habilidades Sociais que estão prejudicadas devido a imaturidade emocional e dificuldade de compreensão das tarefas e situações , sendo que Roberto dispõe de recursos internos produtivos mas muitas vezes só consegue utilizar birra, agressão ou se negando a participar. (Durante esse período, teve Ludoterapia durante dois anos). Em atendimento Fonoaudiológico externo para favorecer a compreensão , comunicação e futura adaptação de aparelho auditivo. Dudu ~ Criança muito meiga , carinhosa, interessado. Apesar de ser inteligente, apresenta dificuldades emocionais em função de um relacionamento familiar destrutivo, refletindo um baixo desempenho intelectual. Dudu era uma criança tão angustiada, que para se aliviar, falava compulsivamente, apresentando dislalias (troca de fonemas) , dificultando a compreensão do ouvinte. Com o tempo, já conseguia brincar e escutar o outro( um ano e meio de Ludoterapia e Atendimento Fonoaudiológico). Seu IM oscila muito desde Imaturo( reteste) até situando seu desempenho, em termos de habilidade de raciocínio geral como equivalente ao de crianças no grupo de sua idade cronológica 06 anos e 04 meses. César ~ Criança com Paralisia Cerebral Tetraparética Espástica Moderada. Necessita de apoio Pervasivo nas áreas de Auto - Cuidado, Autonomia, Saúde (muito fragilizada), Segurança . Necessita de apoio Limitado na área de Lazer pois apesar de se mostrar interessado em conhecer o mundo, César apresenta membros superiores com prejuízo motor significativo dificultando a manipulação e exploração de objetos, permanece em cadeira específica. Necessita de apoio Extensivo nas áreas de Habilidades Sociais e Comunicação onde César apresenta compreensão significativa em alguns momentos, demonstra seus desejos basicamente utilizando gestos, especialmente faciais associados a sons, sem articulação de fonemas. Devido a imaturidade emocional, César parece ter muita dificuldade em discriminar seus desejos e situações ao redor, por isso o recurso que consegue utilizar no momento é choro, gritos e birras. O que prejudica seu desenvolvimento de forma geral, são as faltas frequentes, em função de cirurgias consecutivas, sendo que parece que César está num eterno período de adaptação. Idade Cronológica 09 anos . (Em processo de Ludoterapia) Augusto ~ É uma criança ativa e esperta, participando de todas as atividades, sempre pronto a expressar sua opinião. Tem uma característica de liderança no grupo. Seu IM situa seu desempenho, em termos de habilidade de raciocínio geral como equivalente ao de crianças no grupo de sua idade cronológica 06 anos. Gabriel ~ Frequenta a creche ha poucos meses e como é muito ativo e esperto, Gabriel começou a brincar/ machucar muito os colegas. O grupo todo reclamava... isso porque é o menor fisicamente! Percebia que estava descobrindo como se relacionar com os outros e estava muito receptivo para as pontuações que fazia, procurando utilizar outros recursos, com sucesso. Gabriel é filho de pais Deficientes Auditivos. Seu IM situa seu desempenho, em termos de habilidade de raciocínio geral como acima ao de crianças no grupo Idade Cronológica 05 e 05 meses anos. |
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