conteúdo Itamar Marcondes Farah REFLEXÕES...
provoca uma verdadeira avalanche de interrogações que certamente, em muitos momentos nos fazem vacilar : retornar ao saber estabelecido ( nada desprezível) dos mecanismos e técnicas da reabilitação ou continuar na tentativa de abrir em cada uma delas a brecha necessária para que aquilo que se ignora, provoque a elaboração deste ato. Há algo que nos alenta para continuar : o que da criança se perde no olhar do técnico...” ( Alfredo Jerusalinsky /pág. 14)
Após quase quatro anos... Os resultados são algumas hipóteses:
Em relação às diferenças de discurso, conforme a faixa etária das crianças, foi percebido que quanto mais velhas, estão mais impregnadas do discurso social que reforça a caridade, piedade, impossibilidade de estabelecimento de um padrão de vida que se aproxime da normalidade. As crianças de 07 anos se prendem à idéia da falta física dos membros; às de 08, ao fato da necessidade e possibilidade de cura para a convivência na sociedade, ao passo que as de 09 se colocam numa postura de ajuda e as de 10, numa reflexão mais crítica acerca das soluções para a problemática da deficiência, porém ainda sem vislumbrar perspectivas, retornando à formação ideológica da caridade e impossibilidade." (Marques, Moreira, Maria, Passos/1995/96) |
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