Artigos sobre DHE

 

DESIGN HUMAN ENGINEERING - DHE™

Engenharia de Planejamento Humano

É uma forma de organizar o já sabido em PNL enquanto se vai mais além. Aceita o princípio de solucionar problemas, próprio da PNL, mas seu propósito primário é obter mudanças verdadeiramente evolutivas ou generativas. Simplifica os modelos da PNL fornecendo uma compreensão básica de como eles inter-operam. Em outras palavras, propicia uma abordagem holística das mudanças no estilo de vida, ao invés de mudanças remediais ou soluções específicas. Enquanto muito do treinamento em PNL separa as diferentes ferramentas, o treinamento em DHE™ envolve toda a caixa de ferramentas e ensina como cada um dos modelos opera independentemente e em conjunto. O estudante de DHE™ aprende a usar algo denominado Design Perceptual Grid (Grade de Planejamento Perceptual). Essa grade propicia uma forma de organizar mentalmente todos os métodos de PNL em forma total. Por exemplo, como estão organizados os sonhos, esperanças e planos dentro de uma experiência pessoal? Estão de tal forma arranjados que possam tornar-se reais, ou estão somente no âmbito de esperanças e sonhos? O que precisa ser feito, no trabalho de mudança ou no treinamento organizacional, é alinhar as esperanças e sonhos da pessoa com suas linhas de tempo. E faze-lo de tal modo que seja prático e útil. A pessoa não precisará "trabalhar a linha do tempo" cada vez que planejar o futuro. Precisa uma forma de intermesclar suas esperanças e sonhos, com a linha do tempo, de modo que o processo fique automático. Assim, quando um sonho se concretiza... o processo automático é ativado para manter a pessoa movendo-se numa direção pré-definida. A DHE™ ensina formas revolucionárias de planejar e fabricar esses processos automáticos. O principal propósito do treinamento em DHE™ é estabelecer direções, em vez de estabelecer objetivos. A direção possibilita que o indivíduo delineie objetivos enquanto movimenta-se para obter bem-estar geral. Ao organizar direção, e não objetivos, toda a orientação pessoal muda de forma ecológica, orientando o foco para o positivo (não no negativo). Cada pessoa se torna o planejador e arquiteto de si mesmo. Não é mais necessário garimpar recursos e re-estruturar episódios traumáticos do passado. Em vez disso, a concentração está em planejar (designing) e instalar tudo que a pessoa necessita para obter o que quer. O processo de instalação cria novas redes neurais cerebrais que organizam e controlam os comportamentos automáticos.

Planejamento preciso e cuidadoso de Recursos, Crenças, Valores, Meta-programas, e Estratégias é o fator crítico ao criar direção e movimento dentro do indivíduo. Usa-se o processo de arquivo natural do cérebro para instalar a informação, do mesmo modo que o cérebro aprende um novo número telefônico. O número velho não é apagado. Mas, ao aprender a nova sequência, deixa de usar o velho número; o mecanismo automático re-orienta para o novo.

Ao contrário do treino em PNL, em DHE™, começa-se pelo sistema kinestésico, construindo-se novos e poderosos estados e sensações. Demasiado treinamento de PNL no passado baseava-se no sistema visual. Em DHE™ instala-se dentro da mente dispositivos, semelhantes a máquinas, que criam novos estados (alguns jamais experimentados antes) convertendo-os depois em visuais. O sistema representacional pior compreendido é o auditivo. A DHE™ fornece uma forma de dirigir a própria evolução, ensinando a incrementar massivamente o sistema auditivo. No passado mudava-se uma voz queixosa baixando o volume ou transformando-a na de Mickey (ou Donald). Na DHE™ cria-se e instala-se som holográfico, tridimensional (surrounding) necessário para mudanças motivacionais e resistentes. Na maioria das pessoas o problema não é que tenham voz pequena ou má; é que não têm suficientes vozes e sons interiores que os façam mover-se. É por isso que as salas de treinamento parecem mais estúdios de gravação do que ambientes de seminário. O treino auditivo requer o uso de sistemas sonoros, "headphones" de alta qualidade, reprodutores de áudio DAT (Digital Audio Tecnology), microfones e sistemas para treino de voz, e uma variedade de "engenhocas" de alta tecnologia. Usando os equipamentos explora-se como sons universais, realmente, movem as sub-modalidades, bem como utilizam suas locações, ângulos de locação e movimentos. Isso permite ao "engenheiro" de DHE™, como um arquiteto, planejar e instalar enormes sistemas de propulsão, que encaminham as pessoas na direção que pretendem. Em adição aos sistemas kinestésico e auditivo o programa aumenta a percepção visual, tanto interna quanto externa. O treino inclui vários processos, como criar verdadeiras alucinações do mundo exterior, explorando os fenômenos de transe para desenvolver o sistema visual, bem como usando a calibragem para verificar como sub-modalidades, crenças e linhas-de-tempo são representadas tridimensionalmente ao redor do indivíduo.

DHE™ ensina como usar o cérebro tal como fazia Nicola Tesla. Tesla foi um engenheiro elétrico brilhante, que inventou o sistema de força de Niágara, tornando o sistema de Edison obsoleto. Vendeu 40 patentes à Westinghouse, quebrando o monopólio da General Eletric, descobriu os métodos de rádio que enriqueceram Marconi, inventou um torpedo rádio-guiado antes de Henry Ford fazer seu primeiro automóvel, além de várias outras patentes e inventos que, ainda hoje, são pouco compreendidos pela comunidade científica. Tesla tinha a habilidade de alucinar a máquina que ele queria construir. Punha a máquina a funcionar por algum tempo. Fazia então várias medidas, quais peças estavam bem e quais estavam desgastadas. Substituía-as e fabricava a máquina, sem hologramas. Dessa mesma maneira, DHE™ ensina a criar hologramas mentais. Hologramas não devem ser confundidos com estratégias. Elas não são ensinadas ou modeladas em DHE™ porque a maioria possui falhas. Contrariamente o estudante de DHE™ aprende a planejar e instalar todos os elementos necessários para impulsionar as pessoas para o futuro. Elas assumem a responsabilidade de suas próprias evoluções e começam a desenvolver sua organização mental duma forma incrivelmente nova. Os estudantes até começam a explorar o nível celular e hormonal, descobrindo como sensações, sons e imagens liberam substâncias químicas específicas necessárias à saúde e à longevidade. Uma introdução a isso se origina na possibilidade de ensinar os estudantes a reativar estados passados induzidos por drogas ( qualquer coisa, desde álcool a analgésicos). O que ocorre é uma maneira de, conscientemente, criar o efeito placebo. Dessa maneira DHE™ vai além da pura solução e da melhora da comunicação. É um meio de assumir a responsabilidade pela evolução pessoal e da própria mente. É a respeito da precisão absoluta e de ajustar a mente para tornar a vida na experiência mais extasiante que ela pode ser. É tomar uma pessoa cuja expectativa seja obscura e não imobilizá-la ( uma pressuposição básica de PNL que parece estar esquecida), mas planejar com e para ela expectativa de vida que a impulsione para a oportunidade e alegria. Criatividade, sabedoria, compreensão e uma atitude tenaz convertem a vida no que deveria ser. DHE™ é sobre envolver os mecanismos do sistema neural, magníficá-los, ampliá-los de uma forma que nunca se sonhou possível. Oferece o primeiro modelo holográfico prático do universo pessoal, muito como a PNL forneceu o primeiro modelo prático de mudança. Usando DHE™ estar-se-á, realmente, usando o cérebro para mudar. Estejam alertas, entretanto, não é para lamurientos, fabricantes de regras, "fuçadores" de novas técnicas ou traficantes de informação. É para aqueles que almejam verdadeiro treinamento cerebral para explorar os incontáveis milhões de possibilidades que existem.

N L P D H E
Elicia recursos do passado

Planeja e constrói novos recursos

Começa com sistema visual Começa com sistema kinestésico
Concentra-se no sistema visual Massivamente amplia o sistema auditivo
Separa as "ferramentas"

Usa as "ferramentas" simultaneamente

Usa diferentes técnicas

Planeja o que necessita/falta

Converte na voz do Mickey

Cria em coros de vozes

Desenvolve objetivos

Planeja e instala Direção

Converte imagens (maior, mais brilho)

Muda submodalidades usando som

Faz técnicas de mudança de crença

Organiza todos os elementos para mudança espontânea de crenças 

Elicia e instala estratégias

Planeja e instala novos hologramas

Elicia estratégias de motivação

Planeja grandes sistemas de propulsão

Faz cura de fobia

Faz novas e mais rápidas curas de fobias

Usa análise de contrastes

Sistema de calibragem simultânea

Elicia as submodalidades uma a uma

Elicia simultaneamente todos os modelo

Solicita às pessoas que mudem as submodalidades  

Move fisicamente as submodalidades

Realiza técnicas/trabalhos de mudança

Usa "ícones" para planejar novas experiências

Trabalha para mudar o futuro

Instala padrões generativos & "máquinas" automáticas

Realiza técnicas/trabalhos de mudança

Organiza todos os elementos que focam a pessoa no positivo

 

e muito, muito, MAIS

Traduzido e adaptado por A. C. Ayub

Carolyn Sikes - Copyright - 1994, 1995, 1996 IDEA Seminars. All rights reserved in all Media.

DHE™(TM) é usado por IDEA Seminars com a permissão escrita de Richard Bandler. IDEA Seminars é o primeiro instituto autorizado por Richard Bandler a treinar e certificar em DHE™.

http://www.idea-seminars.com

e-mail:cksikes@execpc.com

IDEA Seminars

12605 West North Avenue S-291

Brookfield, WI 53005 USA

414-790-1991 (office)

414-790-1993 (fax)

800-739-7453 

 

CURSO DE DESIGN HUMAN ENGINEERING™
E TRAINER’S TRAINING COM RICHARD BANDLER
Carlton, Minnesota, julho de 1996.
por Getulio Guimarães Barnasque 

Após ter feito cursos no Brasil (practitioner) e na Argentina (master practitioner), conhecer terapia da linha do tempo (practitioner), assistir a vários cursos e seminários com trainers como Robert Dilts, Linda Sommer e outros pensei que ninguém pudesse me surpreender tanto como Richard Bandler fez em Minnesota.

Foram duas semanas de muitas mudanças, divertimentos e aprendizados que fizeram meu entusiasmo, meu conhecimento e minha paixão pela PNL, agora também pela DHE™, crescerem mais, e mais, e MAIS...

Como é para você a realização de uma meta/sonho muito importante? Para mim é exatamente como me senti me tornando um trainer em PNL autorizado por Richard Bandler. 

E que tal o curso? Ótimo, acredito que Richard desenvolveu uma sutileza e uma elegância na aplicação de seu trabalho que me faz pensar se é possível melhorar. Sei que certamente é, pois mesmo a melhor marca olímpica um dia será quebrada, e quero ter o prazer de participar, acompanhar e contribuir para esta evolução.

Diferente de qualquer outro trainer que já conheci no Brasil ou no exterior ele desenvolve seus cursos contando histórias, cujos conteúdos não necessitam, de uma maneira geral, ter relação com o propósito de ensino ou mudança a que elas se destinam, ficando a impressão de que nada está sendo ensinado. Assim, enquanto nosso consciente fica procurando sentido para o que está acontecendo, o nosso inconsciente está apreendendo e aprendendo uma quantidade de informação tamanha que seria muito difícil ser transmitida de outro modo.

Este é o segredo de Richard ele passa estratégias e informações em cada história, e o conjunto destas forma novas estratégias que são literalmente instaladas em nossas mentes com diversão e sem a preocupação de "termos que aprender". Durante os cursos era praticamente impossível fazer anotações e mesmo perceber o que ele estava fazendo. Mesmo um observador muito perspicaz e com grande experiência em PNL só consegue entender o que ele faz após suas explicações.

Muitas vezes já nos comunicamos com nosso inconsciente e com o de outras pessoas, mas Richard simplesmente faz contatos mais que imediatos em um grau que varia desde o transe profundo até nosso estado normal de vigília (normal?), certamente ele é um dos maiores hipnotizadores da atualidade e o transe foi usado para reforçar, amplificar e expandir aprendizados, estratégias e nossa acuidade sensorial.

Em DHE™ Richard brinca, de uma maneira séria mas divertida, com os limites do que o ser humano é capaz, criando máquinas imaginárias (imaginárias ?) que nos permitem controlar estados e funções que antes eram totalmente inconscientes. Este novo campo abre possibilidades para coisas incríveis como rejuvenescimento, controle de TODA nossa bioquímica interna, controle e amplificação de nosso sentidos e de inúmeras outras coisas que antes eram comandadas por nós, mas de forma independente de nosso conhecimento consciente. A DHE™ me faz pensar no que seremos capazes de fazer quando dominarmos totalmente esta tecnologia. O Trainer’s training é um desafio e um prazer. Imaginem-se tendo que fazer algumas apresentações para pessoas altamente qualificadas de quase todo o mundo (Austrália, Japão, África do Sul, Singapura, Canadá, vários países da Europa, Argentina, México, Vietnã, EUA e outros), com assuntos que só se fica sabendo no momento de falar, em inglês e sendo avaliado por Richard Bandler. Esta foi uma experiência inesquecível para mim.

O que extraí dos cursos: Aprendi que a nova maneira de Bandler fazer PNL está muito diferente da maneira como me foi ensinada, totalmente divertida ("Tudo que vocês vão fazer aqui é descobrir quanto prazer vocês podem suportar" RB), mais focada em múltiplos estados bons do que em recuperação de estados negativos ("Se vale a pena se sentir mal sobre algo, vale mais a pena ter amnésia", RB), valorização do sistema auditivo ("A qualidade dos sons em suas mentes lhes permite mudar seu estado emocional" RB), que podemos usar a PNL e DHE™ em nós mesmos (Richard curou-se sozinho de uma lesão em seus olhos devido ao contato com uma substância química cujo diagnóstico dos médicos era cegueira total em poucos anos.), que realmente podemos encontrar aquilo que procuramos e sonhamos ("Este curso foi o encontro com o que eu realmente queria da PNL." GB) e isto somente é um pequeno resumo para estimular a curiosidade.

Daqui para frente tenho certeza que desenvolverei um trabalho que abrirá o acesso a esta nova maneira de fazer PNL a todos aqueles que querem evoluir, com alegria, prazer e inúmeras mudanças.

Agora, se você acha que isto tudo é como sexo, é muito melhor fazer do que ler a respeito, em breve haverão alguns seminários em que repassarei estes aprendizados.

P.S. : RB = Richard Bandler, GB= Getúlio Barnasque, DHE™ é marca registrada de RB.

Getúlio Guimarães Barnasque é Engº e Trainer em PNL certificado por Richard Bandler.

Comentários e sugestões enviar para: M.Helena Lorentz