FEEDBACK E CRÍTICA 

por Maria Helena Lorentz*

 

Qual o objetivo do feedback? Feedback é uma cultura é um modo de transformar as situações...

O objetivo do feedback deve ser o de ajudar a outra pessoa a poder fazer alguma coisa de forma diferente no futuro, ou seja, melhorar habilidades e comportamentos.

Isso precisa ser feito em particular, e com respeito ao outro.

Um bom hábito a ser adquirido é o sanduíche de feedback.

1. Comece reconhecendo aquilo que está sendo feito certo ou dizendo algo positivo sobre o que você acha que a pessoa é (é inteligente, é esforçada, é rápida etc.) no aspecto da identidade.

2. Em seguida dê o feedback, que deverá ser sobre o comportamento (está, fez, falou etc.), nunca sobre a identidade, e baseado no sensorial (eu vi, ouvi, li, etc.), específico (ontem, hoje etc., nunca use sempre, use as vezes). É melhor focalizarmos o comportamento e não a pessoa. Tratar uma pessoa como se ela fosse seu comportamento só irá trazer efeitos improdutivos. Em sua mente, separe o comportamento da identidade, seja especifico : 

Lembre-se: "As pessoas têm comportamentos e atitudes, não são seus comportamentos. As pessoas estão de alguma forma em determinado momento... isso é a base da mudança e transformação..”

Evite usar mas, porém, contudo, etc. Em vez de: "Eu gosto muito de você, mas........." Use "e" : " eu gosto muito de você e gostaria......, ou acredito ser melhor..."

3. Termine com outro reconhecimento sobre as habilidades ou capacidades, orientado ao futuro e em positivo (eu acredito que sendo .........como você é, será capaz, de no futuro, agir de forma a ........). 

Lembre-se, a função do feedback é ajudar o outro a fazer algo de forma diferente no futuro, melhorar habilidades e comportamentos e atitudes.

A crítica somente diz o que está errado ou desagradando, não ajuda a melhorar.

É também muito importante ter estratégias eficientes para lidar com críticas.

Conversar com a pessoa , como você se sentiu, é uma delas....

Consulte: 

1. PNL - A Nova Tecnologia do Sucesso - NLP Comprehensive - Editora Campus 

Utilizando confortavelmente as críticas (pág. 227)

2. A Essência da Mente - Steve e Connirae Andreas - Summus 

Como reagir de forma positiva a críticas (pág. 52)

* Maria Helena Lorentz é Arquiteta, Analista de Sistemas, Administradora de Empresas e Trainer de PNL.

Publicado no Informativo de PNL - Golfinho - Nº 41 JUL/98